Bem-vindo, Welcome, Bienvenue...

5 de dezembro de 2007

Introdução modéle.

Estava pensando,

Como a moda está evoluindo ao longo do tempo, desde quando Coco Chanel era uma chapelaria, até nos dias de hoje que que se tornou um símbolo Clássico da moda mundial (Parisiense). A moda não só evoluiu em roupas, em ''futilidade'', pois hoje em dia é um grande campo econômico.





Gabrielle Coco-Chanel.

Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19.


"Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda"

A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. Mas foi o seu perfume, o Chanel nº 5, tido como o mais vendido no mundo, que a tornou milionária. O vestido negro, simples, com gola e mangas largas e punhos, a jaqueta de corte reto e a saia simples foram inovações da estilista. O nascimento do chamado "pretinho básico" data de 1926, quando uma ilustração na revista "Vogue" mostrava o vestido desenhado por Chanel - o primeiro entre vários que iria produzir ao longo de sua carreira. Chanel criou vestidos em negro metálico, vermelho escarlate ou bege. Laços e paetês eram os únicos enfeites e não impediam que as mulheres se movimentassem com rapidez, ágeis como pedia a estética de um século onde tudo se tornava automatizado.
No início da Segunda Guerra, a estilista decidiu fechar suas lojas. Ela acreditava que não era uma época para a moda. Mudou-se para o hotel Ritz e conheceu o alemão Hans Dincklage, espião nazista, de quem tornou-se amante. Em 1945, foi para a Suíça, voltando a Paris somente em 1954, ano em que também retornou ao mundo da moda. Sua nova coleção não agradou aos parisienses. Chanel morreu em Paris, no dia 10 de janeiro de 1971, aos 87 anos, em sua suíte particular no hotel Ritz.


"Eu não tenho elegância, como dizem. Eu sou a elegância"


2 comentários:

Anônimo disse...

Chanel além do talento de ver o que a época estava precisando para a epoca, fez um discurso de marketing sobre sua imagem com frases elegantes, de como, quem usar chanel será elegante. Eu não sei muito sobre a vida dela. sei que ela foi muito frustada na vida emocional e descontava ofuscando sua tristeza com seu trabalho. Talvez até o famoso tubinho preto vir duma imagem de luto, pq havia na msm decada Paul Poiret que era meio que um estilista, lindas as roupas dele, inverso da chanel, os dois disputavam bastante o mercado. Sei que os alemãs cortaram o estoque de pano que ia para França, na qual a necessidade de fazer roupas chiques e simples com poucos panos, de onde vem o tubinho preto. ^^ Dpois que o estoque voltou a ser liberado, a moda chanel tinha sido febre na qual Christian Dior recupera toda a essencia de antes, bem detalhista com vestidos de até 30 metros, que antes não havia como, deixando o foco da moda para o novo padrão fashion... ^^

Anônimo disse...

Eu ainda não faço moda... Vou começar a fazer neste ano. Mas tem anos que estudo sobre. Vc faz moda, aonde?! Visite sempre meu blog... e deixa recados... sempre vou estar entrando aqui pra comentar...^^
Minha mãe é costureira e meu pai é designer grafico, aprendi desde criança o meu futuro...kkkkkk mas eu n faço faculdade, mas ja to montando minha grife e vendendo umas roupas que eu faço